Fotografia e Asana

//Fotografia e Asana

Fotografia e Asana

Considero a fotografia uma arte extremamente interessante. Numa primeira análise parece simples, basta ter uma máquina fotográfica, escolher um enquadramento, definir uma intenção, ajustar alguns valores e carregar num botão. Contudo, a maior parte de nós leigos nesta arte, rapidamente somos confrontados com o resultado final, regra geral, menos do que satisfatório, quando olhamos para o ecrã do computador depois de termos descarregado as supostas obras primas. Muitas vezes nem sequer percebemos o que é que está mal, ou que podia ser melhorado, outras vezes achamos que está tudo muito bem, e que se calhar temos ali uma fotografia digna de pelo menos uma menção honrosa num qualquer concurso de renome.

Todas as dúvidas se dissipam, quando temos o privilégio de deliciar os olhos com o trabalho de quem efectivamente percebe do assunto, e ainda por cima tem a criatividade e a capacidade de  transmitir através de uma imagem uma intenção, uma determinada emoção, de canalizar a atenção num processo contemplativo de descoberta. Compreendemos que por detrás daquele resultado está muito estudo, muita dedicação, uma paixão muito grande pela luz e um conhecimento profundo das suas expressões e, acima de tudo, talento.

Gosto de visitar sites de fotografia e deambular pelos trabalhos expostos, expondo-me às emoções e muitas vezes ao espanto, deixando que a minha atenção seja guiada pela intenção do artista. No final a sensação que fica, é semelhante àquela que vivencio quando ouço boa música, uma sensação de clareza, a mente focada, ágil e ao mesmo tempo serena, contemplativa mas consciente.

No final de Agosto eu e a Teresa tivemos o prazer de  reencontrar o nosso amigo Pedro Mendonça (www.pedromendonca.com), fotógrafo excelente e cujo trabalho muito admiramos. O encontro foi no Algarve, em Albufeira junto à praia. Depois de termos posto a conversa em dia, surgiu a vontade de improvisar uma pequena sessão fotográfica. Apesar do muito pouco material que o Pedro tinha com ele naquele dia, apenas uma pequena câmara com uma só objectiva, o resultado final foi aquele que se pode ver nas fotos abaixo. O tema foi o Ásana (posições do Yoga).

[g-gallery gid=”3974″ random=”0″ watermark=”0″]
By |2017-06-08T20:43:03+00:00 5 Setembro, 2013|Categories: Opinião|Tags: , , , , |

About the Author:

Ver página 'Quem somos' no menu principal.