Hatha Yoga

/Hatha Yoga
Hatha Yoga2017-06-08T20:41:26+00:00
  • trayambakheswar hatha yoga

Hatha Yoga

Hatha Yoga é um sistema de práticas considerado por alguns mestres como uma ciência de purificação. Ao longo dos anos os diferentes sistemas de Yoga foram sofrendo adaptações e influências de vários mestres e Yogis. Por volta do séc VI a.C. pela influência dos mestres Matsyendranath, Gorakhnath e mais alguns yogis, terá sido estabelecido o sistema de Hatha Yoga.

A base para este sistema foi a de que antes do praticante se dedicar às práticas mais avançadas de meditação que eram muito populares na época devido entre outros aspetos à influência budista, o praticante deveria purificar primeiro o corpo e os seus elementos. Foi desta forma que o Hatha Yoga foi praticado durante muitos anos, como forma de preparação para elevados estados de consciência.
Embora mais recentemente a designação Hatha Yoga tenha sido vulgarmente utilizada para referir a prática de asana (posturas do Yoga) este sistema engloba um conjunto de técnicas mais abrangente, que visam criar um equilíbrio entre as diferentes atividades e processos do corpo físico e da mente.

Essas técnicas são: shatkarmas (conjunto de seis práticas de purificação), asana (posturas), pranayama (expansão da energia), mudras e bandhas (técnicas psico-fisiológicas).

O próprio termo Hatha pressupõe um equilíbrio entre corpo e mente. Composta por duas sílabas: “Ha” representando prana (a energia vital) e “Tha” representando a mente (a energia mental). Assim Hatha Yoga significa a união entre as forças pranicas e mentais. Quando esta união ocorre o praticante desperta para a consciência superior e entra no domínio das práticas e sistemas de meditação mais avançados.