Surya Namaskara

Significado: Surya significa Sol em Sânscrito (língua antiga da Índia), Namaskara representa um gesto ou uma palavra de cumprimento ou de saudação. Traduzindo literalmente Surya Namaskara é a Saudação ao Sol.

História: Esta é uma prática muito antiga que remonta aos tempos em que os povos antigos veneravam o Sol (como um Deus ou uma entidade divina) e lhe prestavam culto através de rituais específicos. Diferentes culturas apresentaram diferentes formas deste culto ao sol, quer na Índia, no egipto ou no sul da américa. Havia a consciência que a energia e presença do sol era essencial à vida, embora não se compreendesse exatamente em que é que ele consistia.

Na antiga índia o Sol era venerado diariamente por ser considerado um símbolo poderoso de consciência espiritual.

A prática: Existem várias formas de praticar Surya Namaskara, ou de fazer a saudação ao Sol. Há quem diga que existem 108 formas de fazer a saudação ao Sol. Cada tradição de Yoga ou filosofia derivou a sua própria forma de fazer esta sequência de posturas/posições, ou asanas como designamos no contexto do Yoga. A forma que vamos abordar aqui corresponde à forma como esta prática é ensinada e praticada na tradição de Satyananda Yoga® ou da Escola de Yoga de Bihar.

Corresponde a uma sequência de 12 asanas, que começa num primeiro asana em pé e termina nesse mesmo asana como um ciclo que se completa. A figura que se segue ilustra as 12 posições.

A prática apresenta uma natureza cíclica/rítmica que sintoniza com os ritmos da natureza. Tudo à nossa volta é cíclico, as estações do ano; os meses do ano; o dia e a noite; a vida, morte e renascimento… mas também no nosso corpo: a respiração, os batimentos cardíacos, o ciclo menstrual das mulheres, etc, os nossos bioritmos apresentam, em geral, uma natureza cíclica.

Como executar: A melhor forma de começar, é aprender cada uma das posições individualmente, antes de começar a fazer a sequência completa. Com algumas sessões de yoga, dependendo da tradição, deverá familiarizar-se com a maior parte das posições e com as suas respetivas adaptações sempre que necessário.

Benefícios: A prática de Surya Namaskara é um sadhana1 em si mesma, à qual se podem adicionar técnicas de respiração, visualização e concentração. É uma excelente forma de começar o dia, proporcionando um aumento de vitalidade e dinamismo. A diversidade e alternância de movimentos que variam entre extensões e flexões diminuem a rigidez corporal e ajudam a tornar o corpo mais flexível. Contudo não é uma prática apenas de flexibilidade, algumas posições requerem também força e coordenação.

Mais informação sobre a prática do Surya Namaskara, bem como outras técnicas de Yoga, pode ser encontrada no livro ‘Asana, Pranayama, Mudra, Bandha’ do Swami Satyananda Saraswati, que pode ser adquirido aqui.

Hari Om

Notas

1 Sadhana, prática de yoga realizada com reverência e dedicação