Yoga para teenagers

Os benefícios do yoga vão muito além de alguns aspetos físicos e mentais que possamos mencionar. Maior consciência do corpo e da respiração, melhor postura e capacidade de concentração, são exemplos de aspetos que promovem uma maior qualidade de vida e que podem ser desenvolvidos através da prática de yoga.

A adolescência é talvez o período mais crítico da nossa vida. A nível físico tudo fica instável, o sistema hormonal altera-se, as emoções, inquietações e inseguranças intensificam-se e ao mesmo tempo os estudos e a vida social colocam uma enorme pressão sobre as mentes sensíveis.

É neste sentido que propomos o yoga como uma ferramenta para ajudar a lidar com as instabilidades da adolescência. Aprender a explorar as potencialidades do corpo e da mente de uma forma não competitiva, aprender técnicas simples de relaxamento e de concentração, para que possam ser aplicadas no dia-a-dia, aprender a utilizar a respiração para gerir situações de tensão e ansiedade. Todos estes aspetos permitem desenvolver nos jovens mais auto-confiança, mais capacidade crítica e uma atitude mais assertiva perante as situações do quotidiano.

Jovens saudáveis possuem comportamentos mais saudáveis e geram adultos mais saudáveis.

Porquê uma aula para teenagers? Poderiam integrar uma aula de adultos? Em algumas situações sim, noutras não. A resposta não é linear para todas as situações. Contudo, dada a faixa etária em questão é importante dar-lhe uma atenção especial e usar linguagem adequada, a interiorização que é muitas vezes conduzida numa aula típica de yoga nem sempre é a mais adequada para públicos mais jovens.

Além disso é preciso assumir que é uma idade que tem as suas especificidades e subtilezas e por isso mesmo se chama adolescência. Não são crianças, nem adultos, mas nem por isso são superiores ou inferiores a uns ou a outros.

A adolescência deve ser valorizada e devem evitar-se rótulos sociais depreciativos.

Agora em Faro, Yoga para teenagers em parceria com a APF – Associação para o planeamento da família.